Mitos levam as pessoas a ingerir alimentos práticos impostos pela padronização de hábitos do mundo globalizado, deixando de consumir alimentos importantes para saúde como frutas, verduras, legumes in natura para consumir produtos industrializados em excesso. Falta maior divulgação sobre reaproveitamento de resíduos alimentares (cascas, sementes, folhas) que, além de serem importantes fontes de vitaminas, fibras e açúcares, reduzem o consumo industrial e o desperdício.
Este guia de atividades convida você, educador, a inserir os estudantes do Ensino Fundamental 2 nesse rico universo dos alimentos e da cultura brasileira.
O objetivo deste material é auxiliar o planejamento das atividades virtuais que envolvem o uso de ferramentas digitais, necessárias nesse momento de transição para o ensino híbrido.

Também é nosso propósito dar condição ao estudante para desenvolver valores e atitudes que ampliem as possibilidades de realizar com maior autonomia as tarefas de seu dia a dia, tais como: interagir com novas ferramentas digitais, interpretar e avaliar as informações veiculadas pela mídia, participar de discussões contemporâneas, valorizar a cultura, a sociodiversidade e a documentação histórica e geográfica, além de refletir sobre problemas de sua comunidade e de seu país.

Acesse as atividades

Conhecer os alimentos

ATIVIDADE 1
Disciplinas: Ciências e Língua Portuguesa.
Sugestão de ciclo: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
Aulas previstas: 4 encontros virtuais de 50 minutos.
Objetivos: Orientar uma alimentação balanceada, saborosa e culturalmente apropriada, identificando os grupos alimentares constituintes, suas respectivas funções e fontes alimentares.

A comida dos brasileiros

ATIVIDADE 2
Disciplinas: Geografia e Língua Portuguesa.
Sugestão de ciclo: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
Aulas previstas: 4 encontros virtuais de 50 minutos.
Objetivos: Apresentar as diferenças alimentares das principais regiões administrativas ou culturais do país. Conhecer suas origens e culturas.

Hábitos alimentares

ATIVIDADE 3
Disciplinas: Geografia, História e Língua Portuguesa.
Sugestão de ciclo: 7º e 8º anos do Ensino Fundamental.
Aulas previstas: 4 encontros virtuais de 50 minutos.
Objetivos: Conhecer os hábitos alimentares de famílias brasileiras. Estabelecer relação entre a alimentação das gerações passadas e a alimentação da sociedade moderna. Conhecer as plantas alimentícias não convencionais (PANCs).

Combate ao desperdício

ATIVIDADE 4
Disciplinas: Geografia, História, Ciências e Língua Portuguesa.
Sugestão de ciclo: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Aulas previstas: 4 encontros virtuais de 50 minutos.
Objetivos: Evitar o desperdício dos alimentos e promover sua reutilização. Desenvolver hábitos de alimentação saudável. Estimular a produção de cardápios com pratos feitos a partir de cascas e talos que antes eram desperdiçados.

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